Tratamento

A Filosofia de tratamento do do Projeto Vida Nova ´respeitando o código de ética da federação de brasileira de Comunidade terapêuticas (FEBRACT), procuramos proporcionar aos nossos residentes um ambiente saudavel e livre de álcool e drogas, sexo e violência, levando-se em contra o tripé:

Modelo Minnesota

O Modelo Minnesota nasceu nos Estados Unidos há cerca de 50 anos no Estado do Minnesota, tendo-se vindo a implantar em inúmeros países com enorme sucesso. Devido às altas taxas de recuperação que consegue atingir, pode mesmo ser considerado dos Modelos mais eficazes no tratamento da DEPENDÊNCIA QUIMICA. Baseia-se na filosofia dos 12 Passos dos ALCOÓLICOS/NARCÓTICOS ANÓNIMOS.

Consiste num modelo psicoterapêutico de origem humanista cujo objectivo é a abstinência total do consumo de substâncias psicoactivas, capazes de provocar oscilações artificiais do estado humor/comportamento do indivíduo.Pretende-se com este modelo ensinar o dependente e a sua família a modificar as suas atitudes e comportamentos através de um método de trabalho que assenta nos princípios dos grupos de auto-ajuda, grupos de sentimentos, terapia racional-emotiva, psicologia transaccional, palestras, filmes didácticos e terapias individuais. Através destas técnicas o indivíduo adquire uma consciência, até então inexistente, das implicações da sua doença, e consequentemente uma maior responsabilização pela sua recuperação.Através da partilha aprende com outros com os outros elementos do grupo a identificar e a lidar de forma construtiva com os seus sentimentos e emoções e não de forma destrutiva como fazia no tempo do consumo de substâncias psicoactivas. Este modelo abrange também o tratamento dos DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR (OBESIDADE, ANOREXIA E BULIMIA), assim como o JOGO, visto toda e qualquer dependência física ou não, ser antes de tudo um DISTÚRBIO DO COMPORTAMENTO/EMOCIONAL.

Tratamento Psicológico/Tratamento Psiquiatrico

Os Psicólogos são responsáveis em ajudar o dependente a encontrar soluções emocionais, desenvolvendo terapia cognitiva comportamental. Inicialmente o dependente terá uma avaliação psicológica para avaliar o tipo de dependência e também se existe outro transtorno psicológico ou psiquiátrico que possa estar presente, tais como: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, etc.
Após a avaliação o dependente receberá atendimento individual e de grupo, com psicólogo especializado na abordagem cognitiva comportamental, visando tratar os aspectos emocionais que o levam ao uso da droga, estratégias de solução de problemas, enfrentamento, geração de alternativas para atuação com assertividade.Depois da avaliação psicológica, poderá ser solicitado uma avaliação neuropsicológica com o objetivo de verificar os prejuízos cognitivos causados pelo consumo da droga. Diversos estudos científicos mostram prejuízos de memória, atenção, funções executivas, neste sentido a avaliação neuropsicológica poderá contribuir para que se possa planejar uma intervenção voltada para a reabilitação dos processos cognitivos prejudicados.

images

Os Psiquiatras são responsáveis por diagnosticar e tratar possíveis comorbidades, que são déficits mentais, e distúrbios como sono e apetite alterados, em sua grande maioria com auxilio de medicamentos.O dependente químico fará avaliação psiquiátrica com objetivo de verificar a necessidade de tratamento medicamentoso da dependência química ou de outro transtorno psiquiátrico comorbido. Este atendimento e avaliação da efetividade do mesmo será realizado durante todo o tratamento do paciente.Os Médicos são responsáveis por restabelecer a saúde física do dependente e buscar um quadro clínico estável. O dependente passa por avaliação e acompanhamento do clínico geral com médico especializado, realizando ampla baterias de exames, com o objetivo de ter a sua saúde física também recuperada. É indispensável que seja realizada uma bateria de exames do dependente, com o objetivo de se avaliar globalmente a condição física, buscando saber exatamente o que é necessário se restabelecer no mesmo. Todos estes exames são solicitados pelos nossos médicos e a Clínica Terapêutica .

Programa de Prevenção a recaída

A prevenção da Recaída é um conjunto de habilidades e modificações do estilo de vida da pessoa para evitar uma recaída e visa:
A aquisição de habilidades para lidar com as situações de risco
A modificação do estilo de vida
É importante desenvolver habilidades para lidar com as situações de risco e mudaro estilo de vida. Frente a uma situação de risco, a pessoatem duas opções: enfrenta ou não a situação (resposta de enfrentamento)

Laborterapia

Considerando a necessidade do aprendizado dos requisitos para uma vida em sociedade, a Equipe Técnica do Projeto Vida Nova incentivará a adesão do residente aos programas de laborterapia oferecidos, com ênfase nas tarefas cotidianas de manutenção de uma residência (célula inicial da sociedade), integrando assim o residente ao convívio dos demais e preparando-o para um futuro processo de reinserção social. O estabelecimento de rotinas a serem seguidas é parte importante do tratamento, capacitando os residentes para desenvolver habilidades de relacionamento necessárias para o convívio social.

Dinâmica de Grupo

Durante a internação o residente participará de diversas dinâmicas, cada uma terá um objetivo específico, mas sempre voltado ao trabalho dos aspectos afetivos emocionais tais como: assertividade, confiança, expectativa, motivação, auto-conhecimento, humildade, cooperação, entre outros aspectos.

Espiritualidade

espiritualidade

Esta dimensão da experiência da fé é vista como aquela em que age e envolve o espírito do homem levando-o à procura do significado da própria existência. Procuramos concretizar esse pressuposto através uma perspectiva ecumênica. Desta forma, o residente participará de momentos de oração no cronograma da Comunidade Terapêutica. O louvor, a oração pessoal ou em grupo, a reverência a Deus e o desejo de servir ao Poder Superior são pontos marcantes dos encontros diários de espiritualidade.

Reuniões de mútua ajuda

Esta reunião tem como objetivo principal partilhar os sentimentos que emergem durante o dia, seja ele durante as atividades ou pela reflexão de atitudes do passado. Esta reunião é importante e necessária uma vez que o dependente apresenta muitas dificuldades em identificar e expressar seus sentimentos de maneira adequada e concisa, além disto ao partilhar essas emoções o residente aprende a se ouvir e ouvir os companheiros.

Conscientização

Desde o inicío do tratamento, a Equipe Técnica do Prjeto Vida Nova procura desenvolver nos residente um processo de auto-conhecimento uq epermita e ele promover a conscientização da necesidade de buscar uma mudança na qualidade de sua vida.
Motivando através de técnicas e progrmas tais como ‘grupo de apoio”, “grupos de sentimentos”, “12 passos”, “avaliação em grupo e individual” procurando conscientizar o residente da importância de sua adesão aos programas de tratamento para alcançar os resultados desejados.

Atividade Esportiva

Permite entre os residentes terem a melhora do condicionamento físico e disposição, influenciando diretamente na auto estima e na sua fase de desintoxicação.

Auriculoterapia

Oferecemos também a auriculoterapia, é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas. Praticadas com a devida cautela, auxiliam na harmonização dos sintomas advindos da ansiedade como irritabilidade, tensão muscular e perturbações no sono, atuando de forma preventiva para outros desequilíbrios, agregando assim ao tratamento.